Pode soar estranho para alguns, mas o liberalismo é uma filosofia que surgiu para amparar os excluídos. Não é por acaso que sua maior conquista foi o fim da escravidão. Não posso deixar de citar o voto feminino que veio por intermédio de pensadores e de políticos liberais.
Os ignorantes e os mal-intencionados vão continuar dizendo que os liberais são egoístas - ledo engano. Os liberais querem mudar o "status quo", querem acabar com a retrógrada legislação trabalhista, que, sob a equivocada pretensão de "proteger" os trabalhadores, acaba os condenando à pobreza. Os liberais querem mudanças, opõe-se a toda forma de autoridade ou controle sobre os indivíduos no que diz respeito à propriedade. O individualismo valoriza a liberdade pessoal, mas isso não quer dizer que ignore o cenário político e social.
Uma perniciosa combinação de má-fé com falta de informação faz com que pessoas questionem ideologias nas quais não entendem e/ou não querem entender.
A estratégia desta esquerda brasileira, que tenta a todo custo vincular o liberalismo ao egoísmo, como se todos só desejassem enriquecer a custa dos outros e não buscassem solucionar problemas econômicos e sociais e usar esses mesmos problemas, colocando a culpa no liberalismo com falsos diagnósticos para a questão da pobreza, é um erro crasso.
Sendo assim, quanto mais o afastamento do liberalismo agrava os problemas econômicos e sociais, mais se acredita que esses problemas são atribuíveis ao liberalismo.
Portanto, a diferença entre os liberais e os falsos "progressistas" é que os últimos, cheios pelo construtivismo racionalista, desejam que o Estado imponha a rigorosa distribuição dos papéis financiados pelo povo com resultados pré-concebidos e impostos altos, como um grande polvo com braços em toda a economia do país, impossibilitando assim um real crescimento econômico que ajudaria a todos, inclusive aos pobres e às classes operarias.
Então, liberais defendem minorias e defendem liberdade econômica e individualismo. É um ideal que pode reduzir a pobreza, eliminar a miséria e devolver dignidade aos brasileiros, reduzindo os poderes do governo.
Todos os países que têm conseguido institucionalizar a liberdade têm obtido como resultado a prosperidade. Sempre haverá pobres no mundo, o que significa que a luta contra a pobreza é e será uma batalha permanente de todas as sociedades.
Para não me estender, recomendo portanto, que as pessoas que quiserem criticar de má-fé o liberalismo e o individualismo, que pelo menos pesquisem antes.
O liberalismo ajudou e tem capacidade de ajudar os pobres e minorias, mesmo que existam pessoas que insistam em ignorar que o individuo é a menor minoria e que a liberdade econômica e individual transformará o país em um país frutífero e igualitário.
0 comentários:
Postar um comentário