sexta-feira, 25 de março de 2016

SORORIDADE

>>> SORORIDADE <<<

Um dia eu vi uma moça no facebook usando o significado de sororidade como se fosse uma desconstrução da ideia de que fomos criadas para vermos uma outra mulher como inimiga e/ou como concorrente. Tais pensamentos são racionais e nem precisariam de um nome para defini-los, apenas o óbvio de que mulheres não são inimigas e nem deveria existir uma atmosfera de conflito dessas no ''mundo feminino'', o que sabemos que na realidade mulheres tendem a criar este conflito por atenção, por ideais ou simplesmente por não ir com a ''cara'' da outra mulher.

Vamos ser sinceras? Tem muitas mulheres que vivem por disputar atenção com outras e isso não exclui as feministas. Acho que é uma questão mais biológica do que o ambiente cultural em si, apesar de acreditar que a cultura ajude a fomentar essa atmosfera. Tem muita feminista virando os olhos para outras mulheres, principalmente as que adoram usar a palavra sororidade.

Sororidade é uma palavra descrita no dicionário informal como o pacto entre as mulheres que são reconhecidas como irmãs, sendo uma dimensão ética, politica e é uma pratica do feminismo contemporâneo.

Trocando em miúdos, é uma aliança feminista entre mulheres. Até ai tudo bem, mas na prática as coisas são bem diferentes. Sem medo de errar, a maioria das mulheres usam a palavra sororidade para silenciar opiniões de mulheres contrárias à maioria das feministas. Toda vez que eu exponho críticas a feministas, seja atitudes das mesmas ou opiniões, surge várias feministas com a seguinte pergunta: ''Cade a sororidade?". Pois é, sororidade é usada como silenciamento de criticas e opiniões contrarias a da maioria das feministas. Se discordar de algo, logo você não tem sororidade.

Eu, sendo feminista, estou proibida de criticar atitudes de outras feministas, pois ai eu não terei sororidade com as ''irmãs''. Ok, eu aceito não ter sororidade, pois desconsidero totalmente o que ela vem a representar hoje no dia-a-dia e principalmente em debates ideológicos. Acho de um autoritarismo e soberba a atitude de mulheres tentarem impedir outras mulheres de criticar suas atitudes.

Como eu sempre digo: ''Sororidade? Não! Eu tenho é solidariedade e empatia com indivíduos.'' De fato, sororidade no final das contas é invenção das feministas modernas para transformar o feminismo em uma doutrinação com pensamento único e impedir que mulheres alcancem sua própria voz e racionalizem individualmente sobre as pautas e posições políticas e socioeconômicas.

Não sabia que o feminismo teria virado uma espécie de maçonaria … Por que não me avisaram antes? (boas doses de ironia na frase)
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário