sexta-feira, 25 de março de 2016

Mercado Plus Size : Impulsiona a obesidade?

13 de janeiro · Editado 
 
>> Mercado Plus Size : Impulsiona a obesidade? <<

Antigamente as mulheres gordas viam-se em um dilema: Recorrer desesperadamente a dietas e cirurgias ou usar roupas feias que mais pareciam lonas de circo ou cortinas da casa da avó. O tempo passou e o mercado viu a necessidade de ter novas perspectivas com relação ao vestuário de números maiores. Mulheres puderam adquirir roupas melhores e mais bonitas e do seu tamanho, foi lançado a linha Plus Size e com isso as modelos. Ainda hoje, nos Shoppings, é difícil comprar roupas bonitas nas repartições de plus size. Mas tem sites com roupas, lingeries e biquínis para todos os tamanhos e gostos.

As mulheres puderam com isso se sentir lindas, se gostar. Usar uma roupa que cai bem no seu corpo, que te faça feliz e que seja moderna. Ter a opção de escolha. Ai surge uma pesquisa querendo vender a idéia que as modelos plus size contribuem para obesidade.

Caros, as modelos só contribuem para uma coisa, mostrar que podemos ser gordas, lindas e felizes. Não é incentivo a obesidade, e sim incentivo a se achar bonita, a usar roupas modernas, a se amar, se gostar e principalmente não ter vergonha. O aumento do mercado plus size possibilitou uma nova visão diante do tamanho corporal das mulheres. O poder usar roupas que lhe cabem e que são lindas, o poder tirar fotos e ter auto-estima é essencialmente importante para mulheres que foram e são marginalizadas por vezes na sociedade. É o capitalismo agindo em prol da mulher.

“Quando socialmente admissíveis, os indivíduos apresentam menor motivação para se engajar em comportamentos saudáveis e consomem maiores porções de alimentos não saudáveis”, afirmam.

Admissíveis? Isso quer dizer que gordas não podem ser admissíveis na sociedade? Voltamos de novo a idéia de que gordas não devem se amar, não devem se gostar, não devem ter auto-estima alta e devem se esconder? Isso é de um preconceito assombroso. Esse tipo de comentário sempre vem de pessoas infelizes que não aceitam que gordas estejam bem consigo mesma. Para mim, nada mais é do que uma enorme inveja e ignorância.

As pesquisadoras fizeram um experimento onde chegaram a conclusão de que obesidade esta sendo mais aceitável socialmente. Queria muito entender o motivo de causar tanto desespero. O fato de pessoas estarem sendo mais aceitáveis, não quer dizer que todos vão ser gordos. Arrisco dizer que toda pessoa gorda sabe dos problemas que a gordura causa na sua vida e na sua saúde, sem precisar que terceiros digam diariamente usando como desculpas para camuflar seu preconceito.

Elas sugerem que as políticas públicas precisam andar de mãos dadas com as propagandas para uma redução de peso e para hábitos saudáveis. Eu acho curioso que as pessoas ligam diretamente sedentarismo ao gordo. Muitos magros são sedentários e muitos gordos praticam exercícios diariamente, é um erro achar que o individuo por ser gordo é automaticamente sedentário. A gordura no corpo possibilita doenças, isso não quer dizer que não exista gordo saudável. Existem varias modalidades de esporte com atletas gordos. No mais, o Estado não deve intervir no Mercado e nem querer impor praticas e hábitos na vida dos indivíduos, eles respondem pela sua vida e não o Estado e nem terceiros.

Eu amo o mercado plus size e perdi 25 kilos em 2015, e eu continuo amando o mercado plus size. As modelos plus size não me motivam a ser gorda, elas me motivam a me amar como sou, a não ter vergonha de tirar fotos e a ser feliz com meu corpo. Antigamente as meninas gordas tinham problemas de comprar roupas e só tinham a idéia de moda de mulheres magérrimas. O que muitas vezes causava depressões e corrida a dietas absurdas que fazem mal à saúde, tanto física quanto mental. O que me leva a outro ponto: Quer dizer que modelos plus size contribuem para obesidade e modelos magras não contribuem para anorexia e bulimia? De onde eles tiram esse tipo de pesquisa? Evidente que é dos seus preconceitos.

Quanto mais representatividade feminina no mercado de vestuário, melhor é para as mulheres de todos os tipos de corpo. Modelos plus sizes tem desde manequim 44 até 58, tem uma variação de corpos absurdas, tanto nas passarelas quanto modelos fotográficas. Abrange todas as mulheres.

Fico vendo esse tipo de comentário e só consigo pensar: Deve doer pra caramba ver gorda se amar e ter auto-estima. Que pena, mas é assim que vai ser.

Vai ter mercado plus size SIM!
Vai ter gorda com auto estima alta SIM!

Capitalismo ajudando as mulheres. 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário