domingo, 4 de setembro de 2016

''Eu não sou feminista porque não apoio...''


Curioso o quanto se escuta essa frase, não é? É na mesma quantidade que se depara com a ''você não pode ser feminista porque não apoia...'' Mas a verdade é que ambas as frases são falsas.

O feminismo é uma ideologia filosófica plural e por ser plural acaba causando algumas confusões teóricas. Olhando pela superfície você se depara com o que tem de mais extremo na ideologia. Mulheres misandricas, teorias conspiracionistas, muita distorção da realidade e pautas fracas e muitas vezes sem cabimento, e mesmo as que tem cabimento são emolduradas com ações equivocadas e infantis.

O feminismo é tão rico que até as feministas que tem mais bagagem teórica por vezes se surpreende com uma nova informação. Infelizmente grande parte das feministas não estão abertas as quantidades infinitas de informações, teorias e histórias, e preferem se fechar no seu mundo de faz de conta doutrinado por partidos e coletivos. Em contraponto, as(os) anti-feministas tem basicamente as mesmas atitudes.

Quando você lê a história do feminismo, você descobre que o maior propósito do feminismo é o direito a propriedade. É o direito da mulher pela sua liberdade, pelo conhecimento sobre o Mundo e sobre a si mesma, é aprender a usar sua voz e decidir por si mesma. Como Mary Wollstonecraftdizia, é ter poder sobre si mesma. Partindo desse principio, todas que defendem isso podem ser feministas.

Muitas mulheres que acabam tendo repudio ao feminismo, o tem por essas vertentes super extremistas e pelo que é propagado pela mídia. Mas a verdade é que muitas de vocês, e eu já vi e debati com algumas, tem muito mais a ver com o feminismo do que as extremistas. Basta dar uma chance e se abrir para isso e quem sabe você descobre que é uma ''anti-feminista feminista''? (rs)

Ontem eu estava assistindo um video com pessoas debatendo e ouvi uma moça dizendo em tom de revolta, quase como se fosse uma afronta: ''Eu não sou feminista!!!! Eu sou contra o aborto, sou a favor do porte de armas, não sigo pautas feministas então eu não sou.'' Claro, essa moça realmente deve se sentir afrontada com a minima ideia de ser feminista, mas por motivos escusos afinal não é uma questão de rótulo e sim de usar o feminismo para ter notoriedade.

Mas o fato não é esse, a questão é que (rufem os tambores) eu sou contra o aborto e eu sou a favor do porte de armas e (tcharam) eu sou feminista. (Alguns piraram na batatinha, o chão ruiu, um meteoro caiu..E agora?!).

Então, eu farei uma série de postagens sobre os motivos de eu ser feminista e o que eu apoio com relação a isso, além de criticas. Escolhi as pin-ups para as imagens e vou abordar os principais temas que estão na mídia e que acho importante.

Calma, calma! Não fiquem ansiosos eu vou explicar cada ponto incluindo a questão do aborto.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário