Estamos enfrentando uma onda de padronização feminina. Ora, se já não bastasse o padrão imposto socialmente de como deve ser uma mulher no qual somos doutrinadas desde novas, atualmente nós temos indivíduos que dizem lutar contra esse padrão, mas querendo impor o padrão deles.
Se olha no espelho e me diga se o que você vê é o que você é ou o que dizem que você deve ser. Cabelo comprido ou cabelo colorido? Depilar ou não? Maquiagem ou ao natural? As pessoas estão deixando de lutar pela autonomia para impor padrões.
Muitos discursos cravejados de ataques à feminilidade vem munidos de autoritarismo. Para ser feminista, é preciso não se depilar e ter um estilo despojado-retrô- excêntrico? Então o que acontece com a sua individualidade, suas escolhas e seus gostos?
Mas é por um "bem maior", algumas dizem, perde a voz que nem se quer conquistou para um ativismo que te impõe ser e agir como eles acham que devem, com a desculpa de luta contra o padrão e o patriarcado.
O que mais temos visto são meninas novas mudando todo seu visual, raspando cabelo, pintando de colorido, mudando suas roupas e suas atitudes para se adequar à militância feminista. E então eu lhes pergunto: Que feminismo é esse que luta contra um padrão querendo impor outro? Que feminismo é esse que ignora a autonomia e a liberdade de mulheres a fim de fazer uma espécie de lavagem cerebral ideológica?
Queridas, isso aqui não cola! Eu faço escova no meu cabelo quando canso das minhas ondas, me depilo e uso maquiagem quando bem entendo. Sou feminina quando quero. E faço tudo isso, pois eu quero e eu gosto. E no dia que não quiser fazer nada disso, eu vou sair sem estar com as pernas depiladas, com cabelo parecendo um ninho de passarinho e sem maquiagem, pois essa é a minha liberdade: minhas escolhas de ser e vestir o que eu quiser e fazer assim o "meu padrão" e não o dos outros.
Algumas acreditam que ser feminina é uma construção social, ou seja, imposta e doutrinada as mulheres. Eu discordo. Eu entendo que durante nossas vidas nos é imposto determinados padrões referentes ao sexo que nascemos, mas não podemos negar que a feminilidade é individual de cada ser e deve-se respeitar isso. Em nossa sociedade nada é apenas uma construção social. No mais, quer queira quer não, homens e mulheres em sua biologia são diferentes.
Não é vergonha e não é errado ser feminina e muito menos mulheres femininas são sempre doutrinadas. Errado é impor as mulheres feministas que ''desconstruam'' sua imagem com a desculpa de terem sido doutrinadas para ter aquela imagem, enquanto lhes impõe uma outra imagem que as vezes não condiz com o que a pessoa é.
Então, você tem certeza que suas escolhas estéticas e visuais partem do seu gosto particular?
Sou feminista, feminina, maquiada e depilada.
0 comentários:
Postar um comentário