Não me importo se Neymar ganha mais em valores do que Marta, esse não deveria ser o foco das discussões. O foco é o empenho da CBF em tentar abafar o esporte para as mulheres, ou sua falta de esforço e preguiça para incentivar o esporte.
Por mais que falemos em voz alta que o Brasil é um país ocidental e que evoluímos, não evoluímos tanto assim. Em um esporte como o futebol, no qual nosso país é chamado de ''Terra do futebol'' temos sérios problemas quando a modalidade é feminina.
Desde o inicio, o futebol feminino teve que lutar para se manter vivo, leis proibiam mulheres de jogar, de se profissionalizar e só tivemos de fato uma seleção graças ao esporte ser inserido nas Olimpíadas. Mas é um engodo, um placebo só para vender uma postura não sexista dos membros da CBF frente a FIFA, enquanto eles esperavam ansiosos qualquer momento para tentar dar um golpe..
Nesta semana foi noticiado por um porta voz da CBF que estariam pensando em extinguir a seleção permanente no país e a desculpa é de que investiram para a seleção feminina conquistar o ouro e no final a mesma não demonstrou nenhum resultado expressivo. O quanto investiram? Não sei, mas certamente elas não perderam um jogo por 7 x 1, não é (rs)? O desempenho poderia ser melhor se o empenho ao esporte, o fosse. Mas na ''Terra do Futebol'' ser uma atleta da modalidade não é nada fácil.
Nunca se perguntaram por quais motivos o futebol feminino no Brasil é tão desprestigiado enquanto temos grandes torneios com públicos na Europa, Japão e EUA? Nunca se perguntaram por quais motivos não existe incentivo, não existe mídia, não existe salário para as moças que querem se profissionalizar?
Muitos respondem que é uma escolha, que não tem publico e fim. Em um país onde a máxima é dizer que futebol é jogo de homem, em que as atletas são chamadas de ''machonas e sapatonas'', vocês realmente não entendem o que ocorre? Acham mesmo que é uma simples escolha ou é como nascer mulher e vestir rosa e andar de patins, pq as convenções sociais dizem que é assim que deve ser? Será mesmo que não tem nenhum sexismo nisso?
Já se questionaram por quais motivos é tão difícil mulheres se profissionalizarem e o absurdo delas não conseguirem se manter na profissão pois precisam pagar suas contas em que muitas tem dois empregos para não abandonar o futebol?
CBF disse que as pessoas não gostam e não ligam, então o que foi esses jogos Olímpicos e toda a repercussão e procura de camisas da seleção número 10 da Marta? As pessoas realmente não gostam ou a CBF que prefere não ter trabalho?
Certamente é um jogo político entre a CBF e a FIFA, e caso a CBF resolva dar continuidade a essa decisão veremos mais capítulos e repudio da FIFA que inclusive ajudou e ajuda financeiramente a CBF a propagar a modalidade no Brasil. Provavelmente a CBF não sabe ou não quer fazer o que lhe propõe, que é incentivar o esporte. E com a desculpa de que não tem resultado expressivo ela ataca a modalidade feminina.
Os números não mentem, mas a CBF sim. Vamos falar sobre os resultados expressivos?
Até 1981 era proibido a participação feminina no futebol e apos a revogação ainda sim era proibido a profissionalização de meninas atletas, no Brasil.
As moças do futebol disputaram sua primeira partida amistosa, em 1986. Mas foi em 1988 que a Seleção Brasileira pode participar de um torneio; ''Women's Cup of Spain'' e venceram o torneio.
Em 1996 foi a primeira vez que o futebol feminino participou dos Jogos Olímpicos de Atlanta e a Seleção Brasileira conquistou o 4º lugar.
Em 2000 nos Jogos Olímpicos de Sidney conquistaram o 4º lugar.
Em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, a Seleção Brasileira ficou com a prata, ou seja, 2º lugar.
Em 2003, nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, a Seleção Feminina conquistou o ouro.
Em 2007, a Seleção Brasileira conquistou o 2º lugar na Copa do Mundo e o ouro no Pan-Americano no Rio de Janeiro.
Em 2008, as moças conquistaram o 2º lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim
Em 2009, primeiro ano do Torneio Internacional de Futebol Feminino, a Seleção Brasileira foi campeã.
Em 2011 ficaram na 4ª colocação na Copa do Mundo e conquistaram a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos na Guadalajara, México. Neste mesmo ano também conquistaram nos Jogos Mundiais Militares, realizados no Rio de Janeiro, a medalha de ouro. E o vice-campeonato no Torneio Internacional de Futebol Feminino.
Em 2012, foram campeãs em um torneio mundial na Suíça. Contudo não passaram para a semifinal nos Jogos Olímpicos. Conquistaram o 1º lugar no Torneio Internacional de Futebol Feminino
Em 2013, novamente conquistaram o 1º lugar no Torneio Internacional de Futebol Feminino.
Em 2014, faturaram 2 títulos: Campeonato Sul-Americano e o Torneio Internacional de Futebol Feminino.
Em 2015, foram medalhistas de ouro nos Jogos Pan-Americanos no Canadá. Também neste mesmo ano conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares, na Coréia do Sul. E mais um titulo no Torneio Internacional de Futebol Feminino.
Em 2016 participaram pela 2ª vez do Torneio Algarive Cup e foram vice-campeãs. E nas Olimpíadas no Brasil, ficaram em 4º lugar.
Além disso a Seleção Brasileira de Futebol Feminina conquistou a Copa América nos anos 1991, 1995, 1998, 2003, 2010 e 2014. E em um evento multidesportivo internacional, organizado para atletas universitários pela Federação Internacional (FISU) chamado de Universíada, a Seleção Brasileira conquistou o 1º lugar em 2001 e 2005.
Além disso a Seleção Brasileira, tem jogadoras com premiações da FIFA; Marta e Cristiane. Marta foi eleita por 5 anos seguidos pela FIFA (2006 à 2010) como a melhor jogadora de futebol do planeta.
Marta apareceu nos destaques do Bola de Ouro em 2004 como 3º lugar; em 2005 em 2º lugar; de 2006 à 2010 em 1º lugar. Em 2012/2013 ficou com o 3º lugar. E em 2014 com o 2º lugar. Sendo assim, a unica vez que Marta não aparece entre as 3 primeiras foi em 2015, aos 30 anos. Cristiane aparece em 2007 e 2008 em 3º lugar
A Seleção Brasileira de Futebol Feminino também é considerada uma das melhores seleções de futebol feminino do Mundo e apesar de ter pouco (e por vezes, nenhum) apoio dos dirigentes, torcida e imprensa, sempre esta bem posicionada no Ranking da FIFA.
Diante de tantos percalços e obstáculos do esporte, realmente podemos definir esses resultados como não expressivos?
Links:
+ Matéria sobre CBF: https://goo.gl/kqDmGD
+ Entrevista com a Marta em 2013:http://goo.gl/OA6Gv3
0 comentários:
Postar um comentário